domingo, 17 de julho de 2011

Sala de informática na minha Escola

Alguns depoimentos de colegas da Escola. Há muito a fazer.


Professora Língua Portuguesa (5ª. e 6ª. Séries)

1. Para trabalhar com as novas tecnologias, sala de informática principalmente, a nossa escola possui as condições necessárias?
Nossa escola não possui condições em função do número de equipaments ser inferior ao número de alunos, por não disponibilizar um profissional para apoio (tanto no que refere a conhecimento, uma vez que nem todos os profs. sabem usar os computadores, como na indicação de sites, limpeza dos equipamentos, pelo tamanho da sala que apresenta dificuldade até para dois alunos usarem um micro (ficam muito amontoados) e principalmente por não possuir internet).

2. Você já trabalhou com seus alunos na sala de informática, ou gostaria de trabalhar?
Trabalho na minha sala, onde possuo um computador, com atividades de produção textual. Eu gostaria de trabalhar mais, porém como haverá muita indisciplina proporcionada pelo tamanho da sala, pela "pressa" que os alunos possuem, pois não gostam de esperar as orientações decidindo eles próprios os trabalhos; pela falta de um monitor; penso que tenho mais sucesso não usando a informática.

3. Você teria condições de trabalhar com projetos que envolvessem as novas tecnologias (possui curso de capacitação ou gostaria de ter sido capacitado?)
Acredito ter condições de trabalhar com projetos na informática, pela experiência profissional em outro estabelecimento em que trabalho.

4. O que falta para a escola deixar de ser mera repassadora de informações para oportunizar o aluno a construir seu próprio conhecimento?

Essa questão é bem complexa, penso que para cumprir esta proposta, necessitaremos de uma visão diferente: da escola (proporcionando atividades desafiadoras), do educando (que venha para a escola consciente do lugar escola e de que se faz ali: estudo); dos pais (para darem o estímulo, o apoio, a estrutura - até de tempo para as crianças realizarem suas tarefas ao invés de terem que cuidar dos irmãos ou trabalharem), da secretaria de educação (para prover espaço e recursos humanos e materiais); da sociedade (apoiando e respeitando os profissionais da educação, além da valorização do próprio jovem enquanto futuro trabalhador, isto é, o jovem ficar certo que terá uma chance de crescimento dentro desta sociedade. A sociedade demonstrando que não terá ações excludentes no futuro, só assim penso que poderemos acreditar em mudanças.

x*x*x*x*x*

Professora de Geografia – 5ª. a 8ª. séries
1. Para trabalhar com as novas tecnologias, sala de informática principalmente, a nossa escola possui as condições necessárias?
No meu caso, que a disciplina é geografia, não. Não estamos conectados a rede... Como fazer pesquisas na internet?

2. Você já trabalhou com seus alunos na sala de informática, ou gostaria de trabalhar?
Ainda não trabalhei, mas adoraria! Já tenho alguns projetos...

3. Você teria condições de trabalhar com projetos que envolvessem as novas tecnologias (possui curso de capacitação ou gostaria de ter sido capacitado?)

Já fiz um curso, há tempos atrás.... Word, excel, internet, esses básicos. Faria um novo curso, porque não?

 *x*x*x*x*x*


Professora de 5º
1. Para trabalhar com as novas tecnologias, sala de informática principalmente, a nossa escola possui as condições necessárias?
Temos equipamento, mas não temos rede ainda.
 

2. Você já trabalhou com seus alunos na sala de informática, ou gostaria de trabalhar?
Sim já trabalhei.

3. Você teria condições de trabalhar com projetos que envolvessem as novas tecnologias (possui curso de capacitação ou gostaria de ter sido capacitado?)
Fiz graduação a distância, tenho alguma capacitação, sim. Mas me interesso em aprimorá-la.
4. O que falta para a escola deixar de ser mera repassadora de informações para oportunizar o aluno a construir seu próprio conhecimento?
Disposição de encarar novos métodos e/ou metodologias. Acessibilidade dos alunos e seus responsáveis ainda atrelados a uma educação tecnicista.
 

                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário