Partindo do pressuposto de que a curiosidade é um elemento fundamental do processo de ensino-aprendizagem, ao ser despertada ela contribui para a motivação dos alunos na busca dos conhecimentos. A prática pedagógica deve ser o atendimento das necessidades culturais dos alunos, sem a preocupação de vinculação aos conteúdos programáticos. A distância que há entre o que o aluno almeja e o que o professor oferece é real, e deve ser eliminada quando se conclui que pelos métodos utilizados pelos professores em sala de aula, para que estes alcancem os objetivos da disciplina, muitas vezes não são eficazes. Isso mostra que mesmo tendo o professor domínio total do conteúdo da disciplina, ele estando ainda condicionado à estrutura organizada da escola na qual leciona, a barreira do novo deve ser transposta, a fim de que haja uma ação pedagógica eficaz. |
Este espaço tem como objetivo colocar em prática o que se descobre na teoria, quando estamos adquirindo conhecimentos e compartilhando saberes. Aqui aparecem os resultados de tentativas de acertos, e também do esforço pessoal na busca do desenvolvimento de habilidades em áreas que jamais descobriremos se não nos aventurarmos na busca do desconhecido.
domingo, 17 de julho de 2011
O local e o global do professor e o aluno não são os mesmos
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