Depoimento dos alunos sobre suas observações durante o desenvolvimento do projeto. No final, animação mostrando a germinação de grãos (vídeo extraído do You Tube, e escolhido pelos alunos como melhor, entre outros - créditos a Canal de Sweesin79).
http://www.youtube.com/watch?v=YRLurQHw7Ok
Este espaço tem como objetivo colocar em prática o que se descobre na teoria, quando estamos adquirindo conhecimentos e compartilhando saberes. Aqui aparecem os resultados de tentativas de acertos, e também do esforço pessoal na busca do desenvolvimento de habilidades em áreas que jamais descobriremos se não nos aventurarmos na busca do desconhecido.
sábado, 22 de outubro de 2011
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Formação de educadores inovadores para uma nova escola
“Quanto mais tecnologias avançadas, mais a educação precisa de pessoas humanas evoluídas, competentes, éticas. O que faz a diferença no avanço dos países é a qualificação das pessoas. A sociedade exige pessoas abertas, criativas, inovadoras, confiáveis.” José Manoel Moran
A ideia de que é o aluno quem faz a escola está ultrapassada. Sabe-se hoje que alunos dos melhores professores aprendem mais do que os colegas orientados pelos docentes de menor competência. Somadas às condições: quantidade de alunos por sala, apoio e estrutura física, também importantes, o resultado é muito benéfico.
A qualidade do professor é o que realmente conta sob o ponto de vista dos resultados alcançados por crianças e jovens. Mas será que a educação continuada do professor é mesmo fundamental para o seu desempenho em sala de aula? Não. Nem sempre os melhores educadores são os que têm a titulação acadêmica mais vasta. Por outro lado, quem garante que os profissionais de carreira longa são os melhores? Tempo de serviço pode não dizer muito, se o professor não o aproveita para se aperfeiçoar profissional e pessoalmente, contribuindo para uma melhor relação com alunos.
Também, isso tudo nada adianta se as condições físicas escolares não forem adequadas. E aí entram as políticas educacionais, que resultariam de uma combinação satisfatória entre professores aptos a ensinar e ambiente favorável na escola.
De que o aluno necessita de um conjunto de pessoas, ambiente, equipamentos, de apoio e incentivo para tornar-se uma figura ativa na construção do seu conhecimento, é uma realidade incontestável. A tecnologia avança muito mais rapidamente que a cultura, então, o ponto vital é preparar todos os envolvidos na educação. O país não pode perder tempo. E nós, professores precisamos preparar nossos alunos para figurar num Brasil que quer ser uma das economias mais importantes do planeta.
A ideia de que é o aluno quem faz a escola está ultrapassada. Sabe-se hoje que alunos dos melhores professores aprendem mais do que os colegas orientados pelos docentes de menor competência. Somadas às condições: quantidade de alunos por sala, apoio e estrutura física, também importantes, o resultado é muito benéfico.
A qualidade do professor é o que realmente conta sob o ponto de vista dos resultados alcançados por crianças e jovens. Mas será que a educação continuada do professor é mesmo fundamental para o seu desempenho em sala de aula? Não. Nem sempre os melhores educadores são os que têm a titulação acadêmica mais vasta. Por outro lado, quem garante que os profissionais de carreira longa são os melhores? Tempo de serviço pode não dizer muito, se o professor não o aproveita para se aperfeiçoar profissional e pessoalmente, contribuindo para uma melhor relação com alunos.
Também, isso tudo nada adianta se as condições físicas escolares não forem adequadas. E aí entram as políticas educacionais, que resultariam de uma combinação satisfatória entre professores aptos a ensinar e ambiente favorável na escola.
De que o aluno necessita de um conjunto de pessoas, ambiente, equipamentos, de apoio e incentivo para tornar-se uma figura ativa na construção do seu conhecimento, é uma realidade incontestável. A tecnologia avança muito mais rapidamente que a cultura, então, o ponto vital é preparar todos os envolvidos na educação. O país não pode perder tempo. E nós, professores precisamos preparar nossos alunos para figurar num Brasil que quer ser uma das economias mais importantes do planeta.
domingo, 16 de outubro de 2011
sábado, 15 de outubro de 2011
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Planejando com as tecnologias e mídias digitais
21/09/2011
Autoras: Eugênia Dani e Susana Maria Tondo
Alunos do 3° ano – turno da manhã
Porto Alegre (RS) – EEEF Ana Neri
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Germinação de grãos
Dados do projeto:
a) Objetivos: o que o aluno poderá aprender com este projeto:
• Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
• Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados às plantas.
b) duração das atividades:
4 aulas de 30 minutos (aproximadamente)
c) conhecimentos prévios trabalhados pela professora com o aluno:
Biblioteca: livros didáticos e para-didáticos que apresentem textos sobre o assunto
d) estratégias e recursos da aula:
1ª aula (21.09.2011)
Realizar o plantio de grãos de feijões com as observações colhidas durante o seu desenvolvimento.
Combinar com os alunos que será feita a experiência de plantar feijões nos potes de variados, tendo o algodão no fundo dos mesmos embebecido em água.
Também há o plantio de grãos de milhos de pipoca e lentilhas.
Observar diariamente o desenvolvimento dos feijões e fazer o registro em um diário que ficará com a professora regente, para os alunos anotarem o que observam diariamente nos potes com a semeadura. (O plantio será feito no dia 21 de setembro, dia da árvore, quarta-feira, a fim de que os alunos possam, por 5 dias consecutivos, fazer a observação em conjunto).
Os grãos de feijões, plantadas pelos alunos, estarão em três potes, com condições diferentes:
- feijões serão colocados numa lata fechada, sem água e sem luz;
- outros grãos de feijões ficarão sem água e com luz;
- e outros grãos terão somente água, mas sem luz.
Outros potes terão grãos de milho para pipoca e outro com grãos de lentilha, mantidos com as condições normais para germinação. Serão observadas as diferenças de desenvolvimento dos diferentes grãos (milho, feijão e lentilha), quanto ao tempo de germinação e aspectos das plantas.
2ª aula: (22.09.2011)
Registro, pelos alunos da observação: 2° dia do plantio.
3ª aula: (23.09.2011)
Registro do 3° dia do desenvolvimento do plantio.
4ª aula: (24.09.2011)
Registro do 4° dia do plantio.
5ª aula: (27.09.2011)
Registro do 5° dia do plantio.
6ª. aula: (28.09.2011)
Registrar o 6° dia do plantio.
7ª aula: (29.09.2011)
Registro do 7° dia do plantio.
8ª aula: (30.09.2011)
Registro do 8° dia do plantio.
9° aula: (03.10.2011)
Conversar sobre as observações que foram registradas. Anotar, coletivamente, o resultado dos relatos que a turma fez.
Exemplo:
O que plantamos?
A partir do 2° dia o que aconteceu?
No 3° dia ... e assim por diante.
Comparar os resultados dos grãos que ficaram sem água e sem luz.
Explicar a necessidade que os seres vivos têm do sol (calor) e da água para sobreviverem.
Recortar de revistas variadas, diferentes tipos de sementes que se comem para, posteriormente, fazer uma colagem sobre o tema.
Propor que os alunos plantem os grãos da experiência em um vaso com terra no último dia.
10° aula: (04.10.2011)
Plantio das sementes germinadas em um vaso com terra.
Assistir ao filme: João e o pé de feijão: http://www.youtube.com/watch?v=1vCQIO6PeMs
Vídeo sobre germinação: http://www.youtube.com/watch?v=Umc8ZawX6UM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=TJQyL-7KRmw&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=EbU7VPY4QIA&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=XTZih16DUB4&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=iFCdAgeMGOA&feature=related
Recursos Complementares
No final do projeto, os grãos poderão ser plantados num vaso com terra ou na horta escolar para que os alunos acompanhem o seu desenvolvimento dos grãos.
Avaliação
Ao final do trabalho, propor um texto em duplas. Os alunos anotarão o que aprenderam sobre o crescimento dos grãos. O texto será digitado no computador. Paralelamente, os potes serão fotografados.
Elaboração, pelos alunos, de uma apresentação com as ferramentas powerpoint, moviemaker ou toondoon das etapas do projeto.
Nessa sequência didática o professor avaliará se o aluno:
- compreendeu as etapas do desenvolvimento de um grão;
- conseguiu se expressar, oralmente ou por escrito, sobre o crescimento de um grão;
- reconheceu a importância da água e da luz (calor) para o crescimento das plantas;
Autoras: Eugênia Dani e Susana Maria Tondo
Alunos do 3° ano – turno da manhã
Porto Alegre (RS) – EEEF Ana Neri
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Germinação de grãos
Dados do projeto:
a) Objetivos: o que o aluno poderá aprender com este projeto:
• Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
• Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados às plantas.
b) duração das atividades:
4 aulas de 30 minutos (aproximadamente)
c) conhecimentos prévios trabalhados pela professora com o aluno:
Biblioteca: livros didáticos e para-didáticos que apresentem textos sobre o assunto
d) estratégias e recursos da aula:
1ª aula (21.09.2011)
Realizar o plantio de grãos de feijões com as observações colhidas durante o seu desenvolvimento.
Combinar com os alunos que será feita a experiência de plantar feijões nos potes de variados, tendo o algodão no fundo dos mesmos embebecido em água.
Também há o plantio de grãos de milhos de pipoca e lentilhas.
Observar diariamente o desenvolvimento dos feijões e fazer o registro em um diário que ficará com a professora regente, para os alunos anotarem o que observam diariamente nos potes com a semeadura. (O plantio será feito no dia 21 de setembro, dia da árvore, quarta-feira, a fim de que os alunos possam, por 5 dias consecutivos, fazer a observação em conjunto).
Os grãos de feijões, plantadas pelos alunos, estarão em três potes, com condições diferentes:
- feijões serão colocados numa lata fechada, sem água e sem luz;
- outros grãos de feijões ficarão sem água e com luz;
- e outros grãos terão somente água, mas sem luz.
Outros potes terão grãos de milho para pipoca e outro com grãos de lentilha, mantidos com as condições normais para germinação. Serão observadas as diferenças de desenvolvimento dos diferentes grãos (milho, feijão e lentilha), quanto ao tempo de germinação e aspectos das plantas.
2ª aula: (22.09.2011)
Registro, pelos alunos da observação: 2° dia do plantio.
3ª aula: (23.09.2011)
Registro do 3° dia do desenvolvimento do plantio.
4ª aula: (24.09.2011)
Registro do 4° dia do plantio.
5ª aula: (27.09.2011)
Registro do 5° dia do plantio.
6ª. aula: (28.09.2011)
Registrar o 6° dia do plantio.
7ª aula: (29.09.2011)
Registro do 7° dia do plantio.
8ª aula: (30.09.2011)
Registro do 8° dia do plantio.
9° aula: (03.10.2011)
Conversar sobre as observações que foram registradas. Anotar, coletivamente, o resultado dos relatos que a turma fez.
Exemplo:
O que plantamos?
A partir do 2° dia o que aconteceu?
No 3° dia ... e assim por diante.
Comparar os resultados dos grãos que ficaram sem água e sem luz.
Explicar a necessidade que os seres vivos têm do sol (calor) e da água para sobreviverem.
Recortar de revistas variadas, diferentes tipos de sementes que se comem para, posteriormente, fazer uma colagem sobre o tema.
Propor que os alunos plantem os grãos da experiência em um vaso com terra no último dia.
10° aula: (04.10.2011)
Plantio das sementes germinadas em um vaso com terra.
Assistir ao filme: João e o pé de feijão: http://www.youtube.com/watch?v=1vCQIO6PeMs
Vídeo sobre germinação: http://www.youtube.com/watch?v=Umc8ZawX6UM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=TJQyL-7KRmw&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=EbU7VPY4QIA&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=XTZih16DUB4&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=iFCdAgeMGOA&feature=related
Recursos Complementares
No final do projeto, os grãos poderão ser plantados num vaso com terra ou na horta escolar para que os alunos acompanhem o seu desenvolvimento dos grãos.
Avaliação
Ao final do trabalho, propor um texto em duplas. Os alunos anotarão o que aprenderam sobre o crescimento dos grãos. O texto será digitado no computador. Paralelamente, os potes serão fotografados.
Elaboração, pelos alunos, de uma apresentação com as ferramentas powerpoint, moviemaker ou toondoon das etapas do projeto.
Nessa sequência didática o professor avaliará se o aluno:
- compreendeu as etapas do desenvolvimento de um grão;
- conseguiu se expressar, oralmente ou por escrito, sobre o crescimento de um grão;
- reconheceu a importância da água e da luz (calor) para o crescimento das plantas;
Assinar:
Postagens (Atom)