domingo, 17 de julho de 2011

Sala de informática na minha Escola

Alguns depoimentos de colegas da Escola. Há muito a fazer.


Professora Língua Portuguesa (5ª. e 6ª. Séries)

1. Para trabalhar com as novas tecnologias, sala de informática principalmente, a nossa escola possui as condições necessárias?
Nossa escola não possui condições em função do número de equipaments ser inferior ao número de alunos, por não disponibilizar um profissional para apoio (tanto no que refere a conhecimento, uma vez que nem todos os profs. sabem usar os computadores, como na indicação de sites, limpeza dos equipamentos, pelo tamanho da sala que apresenta dificuldade até para dois alunos usarem um micro (ficam muito amontoados) e principalmente por não possuir internet).

2. Você já trabalhou com seus alunos na sala de informática, ou gostaria de trabalhar?
Trabalho na minha sala, onde possuo um computador, com atividades de produção textual. Eu gostaria de trabalhar mais, porém como haverá muita indisciplina proporcionada pelo tamanho da sala, pela "pressa" que os alunos possuem, pois não gostam de esperar as orientações decidindo eles próprios os trabalhos; pela falta de um monitor; penso que tenho mais sucesso não usando a informática.

3. Você teria condições de trabalhar com projetos que envolvessem as novas tecnologias (possui curso de capacitação ou gostaria de ter sido capacitado?)
Acredito ter condições de trabalhar com projetos na informática, pela experiência profissional em outro estabelecimento em que trabalho.

4. O que falta para a escola deixar de ser mera repassadora de informações para oportunizar o aluno a construir seu próprio conhecimento?

Essa questão é bem complexa, penso que para cumprir esta proposta, necessitaremos de uma visão diferente: da escola (proporcionando atividades desafiadoras), do educando (que venha para a escola consciente do lugar escola e de que se faz ali: estudo); dos pais (para darem o estímulo, o apoio, a estrutura - até de tempo para as crianças realizarem suas tarefas ao invés de terem que cuidar dos irmãos ou trabalharem), da secretaria de educação (para prover espaço e recursos humanos e materiais); da sociedade (apoiando e respeitando os profissionais da educação, além da valorização do próprio jovem enquanto futuro trabalhador, isto é, o jovem ficar certo que terá uma chance de crescimento dentro desta sociedade. A sociedade demonstrando que não terá ações excludentes no futuro, só assim penso que poderemos acreditar em mudanças.

x*x*x*x*x*

Professora de Geografia – 5ª. a 8ª. séries
1. Para trabalhar com as novas tecnologias, sala de informática principalmente, a nossa escola possui as condições necessárias?
No meu caso, que a disciplina é geografia, não. Não estamos conectados a rede... Como fazer pesquisas na internet?

2. Você já trabalhou com seus alunos na sala de informática, ou gostaria de trabalhar?
Ainda não trabalhei, mas adoraria! Já tenho alguns projetos...

3. Você teria condições de trabalhar com projetos que envolvessem as novas tecnologias (possui curso de capacitação ou gostaria de ter sido capacitado?)

Já fiz um curso, há tempos atrás.... Word, excel, internet, esses básicos. Faria um novo curso, porque não?

 *x*x*x*x*x*


Professora de 5º
1. Para trabalhar com as novas tecnologias, sala de informática principalmente, a nossa escola possui as condições necessárias?
Temos equipamento, mas não temos rede ainda.
 

2. Você já trabalhou com seus alunos na sala de informática, ou gostaria de trabalhar?
Sim já trabalhei.

3. Você teria condições de trabalhar com projetos que envolvessem as novas tecnologias (possui curso de capacitação ou gostaria de ter sido capacitado?)
Fiz graduação a distância, tenho alguma capacitação, sim. Mas me interesso em aprimorá-la.
4. O que falta para a escola deixar de ser mera repassadora de informações para oportunizar o aluno a construir seu próprio conhecimento?
Disposição de encarar novos métodos e/ou metodologias. Acessibilidade dos alunos e seus responsáveis ainda atrelados a uma educação tecnicista.
 

                                                               

Belas imagens e música

O local e o global do professor e o aluno não são os mesmos




Partindo do pressuposto de que a curiosidade é um elemento fundamental do processo de ensino-aprendizagem, ao ser despertada ela contribui para a motivação dos alunos na busca dos conhecimentos. A prática pedagógica deve ser o atendimento das necessidades culturais dos alunos, sem a preocupação de vinculação aos conteúdos programáticos. A distância que há entre o que o aluno almeja e o que o professor oferece é real, e deve ser eliminada quando se conclui que pelos métodos utilizados pelos professores em sala de aula, para que estes alcancem os objetivos da disciplina, muitas vezes não são eficazes. Isso mostra que mesmo tendo o professor domínio total do conteúdo da disciplina, ele estando ainda condicionado à estrutura organizada da escola na qual leciona, a barreira do novo deve ser transposta, a fim de que haja uma ação pedagógica eficaz.

Dica do dia

Você sabe quem criou essa  maravilhosa borboleta?
Saiba mais, acessando: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romero_Britto

Outros sites legais

Recomendo a visita ao sites a seguir.
THEY ARE COOL !
Terra – Educação – www.terra.com.br/educacao

Página voltada para estudantes, dividida por disciplinas. Cada seção contém
artigos, estudos, ensaios e outros recursos, além de informações sobre a área.

Escolaon – www.escolaon.w3.to
Portal de apoio a educadores oferece fórum, bate-papo, links, cursos online
e informações sobre projetos educacionais. Download de programas e apostilas,
exercícios de várias disciplinas e notícias.

Último Segundo – http://ultimosegundo.ig.com.br/
Informações sobre economia, cultura, educação, esporte, eleições,
saúde, previsão do tempo, indicadores econômicos, loja virtual, artigos,
e links para jornais brasileiros e estrangeiros.

Comunique-se – www.comunique-se.com.br
Informações sobre os veículos de comunicação, carreira, banco de empregos,
debates, fóruns, artigos, cursos e seminários, entre outros serviços.

Objetivo – www.curso-objetivo.br
Notícias, resoluções de provas e gabaritos dos principais processos seletivos
do país. Dicas de como escolher a profissão mais adequada ao perfil do estudante,
eventos, concursos e suporte ao ensino.

Sites para quem estuda a Língua Inglesa