quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Planejando com as tecnologias e mídias digitais

21/09/2011
Autoras: Eugênia Dani e Susana Maria Tondo
Alunos do 3° ano – turno da manhã
Porto Alegre (RS) – EEEF Ana Neri

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Germinação de grãos

Dados do projeto:

a) Objetivos: o que o aluno poderá aprender com este projeto:
• Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
• Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados às plantas.

b) duração das atividades:
4 aulas de 30 minutos (aproximadamente)

c) conhecimentos prévios trabalhados pela professora com o aluno:
Biblioteca: livros didáticos e para-didáticos que apresentem textos sobre o assunto

d) estratégias e recursos da aula:

1ª aula (21.09.2011)
Realizar o plantio de grãos de feijões com as observações colhidas durante o seu desenvolvimento.
Combinar com os alunos que será feita a experiência de plantar feijões nos potes de variados, tendo o algodão no fundo dos mesmos embebecido em água.
Também há o plantio de grãos de milhos de pipoca e lentilhas.
Observar diariamente o desenvolvimento dos feijões e fazer o registro em um diário que ficará com a professora regente, para os alunos anotarem o que observam diariamente nos potes com a semeadura. (O plantio será feito no dia 21 de setembro, dia da árvore, quarta-feira, a fim de que os alunos possam, por 5 dias consecutivos, fazer a observação em conjunto).
Os grãos de feijões, plantadas pelos alunos, estarão em três potes, com condições diferentes:
- feijões serão colocados numa lata fechada, sem água e sem luz;
- outros grãos de feijões ficarão sem água e com luz;
- e outros grãos terão somente água, mas sem luz.
Outros potes terão grãos de milho para pipoca e outro com grãos de lentilha, mantidos com as condições normais para germinação. Serão observadas as diferenças de desenvolvimento dos diferentes grãos (milho, feijão e lentilha), quanto ao tempo de germinação e aspectos das plantas.

2ª aula: (22.09.2011)
Registro, pelos alunos da observação: 2° dia do plantio.
3ª aula: (23.09.2011)
Registro do 3° dia do desenvolvimento do plantio.
4ª aula: (24.09.2011)
Registro do 4° dia do plantio.
5ª aula: (27.09.2011)
Registro do 5° dia do plantio.
6ª. aula: (28.09.2011)
Registrar o 6° dia do plantio.
7ª aula: (29.09.2011)
Registro do 7° dia do plantio.

8ª aula: (30.09.2011)
Registro do 8° dia do plantio.
9° aula: (03.10.2011)
Conversar sobre as observações que foram registradas. Anotar, coletivamente, o resultado dos relatos que a turma fez.

Exemplo:
O que plantamos?
A partir do 2° dia o que aconteceu?
No 3° dia ... e assim por diante.

Comparar os resultados dos grãos que ficaram sem água e sem luz.

Explicar a necessidade que os seres vivos têm do sol (calor) e da água para sobreviverem.
Recortar de revistas variadas, diferentes tipos de sementes que se comem para, posteriormente, fazer uma colagem sobre o tema.
Propor que os alunos plantem os grãos da experiência em um vaso com terra no último dia.


10° aula: (04.10.2011)

Plantio das sementes germinadas em um vaso com terra.
Assistir ao filme: João e o pé de feijão: http://www.youtube.com/watch?v=1vCQIO6PeMs
Vídeo sobre germinação: http://www.youtube.com/watch?v=Umc8ZawX6UM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=TJQyL-7KRmw&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=EbU7VPY4QIA&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=XTZih16DUB4&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=iFCdAgeMGOA&feature=related
Recursos Complementares
No final do projeto, os grãos poderão ser plantados num vaso com terra ou na horta escolar para que os alunos acompanhem o seu desenvolvimento dos grãos.

Avaliação
Ao final do trabalho, propor um texto em duplas. Os alunos anotarão o que aprenderam sobre o crescimento dos grãos. O texto será digitado no computador. Paralelamente, os potes serão fotografados.
Elaboração, pelos alunos, de uma apresentação com as ferramentas powerpoint, moviemaker ou toondoon das etapas do projeto.

Nessa sequência didática o professor avaliará se o aluno:
- compreendeu as etapas do desenvolvimento de um grão;
- conseguiu se expressar, oralmente ou por escrito, sobre o crescimento de um grão;
- reconheceu a importância da água e da luz (calor) para o crescimento das plantas;

Nenhum comentário:

Postar um comentário